English | 中文 | Português | Español

English | 中文 | Português | Español

O 28º Retiro Anual do Tesouro do Conhecimento

Superando a Divisão: Karma, Interdependência e Sabedoria Não-Dual

Com Acharya Lama Tenpa Gyaltsen

28 - 30 de outubro de 2022

 

Neste retiro de fim de semana, Acharya Lama Tenpa Gyaltsen explicará os pontos essenciais sobre estes três conceitos-chave dos ensinamentos budistas – carma, interdependência e sabedoria não-dual – e como uma compreensão da inter-relação entre carma e interdependência leva a uma percepção da natureza de nossas mentes e um reconhecimento de nossas qualidades inatas de sabedoria. As práticas para trabalhar com nossos padrões cármicos oferecem meios claros para cultivar nossos poderes de intuição, raciocínio e lógica. Como tal, elas são suportes inestimáveis que nos ajudam a treinar nossas mentes e transformar a confusão que vê apenas um mundo dividido entre eu e outros, amigos e inimigos, à minha maneira ou à sua maneira, na visão clara que está em harmonia com a verdadeira natureza da realidade, nossa natureza inerente de paz, compaixão e pleno despertar.

Com referência ao brilhante texto do Terceiro Karmapa Rangjung Dorje chamado Distinguindo a Consciência da Sabedoria, Acharya Lama Tenpa nos guiará através de um exame esclarecedor da psicologia profunda da mente. O fluxo contínuo dos  “meus pensamentos”, “meus sentimentos” e “minhas idéias” que nascem do “meu eu” tende a entorpecer ou até mesmo cortar nosso senso de conexão com o que é o  “outro” e a estabelecer um estado de conflito tanto dentro de nós quanto com o mundo ao nosso redor. À medida que ganhamos insight sobre a diferença entre a verdadeira natureza da mente e a mente bipartida, a consciência alienada de si mesma, começamos o processo de transformar o mundo de nossa confusão na experiência da unidade e na ilimitada extensão da sabedoria iluminada.

Ensinado em inglês com traduções para português, espanhol e chinês.

Quando você se inscrever para esta experiência de fim-de-semana de conexão, você aprenderá:

  • Como as mudanças culturais podem ser provocadas quando olhamos internamente.
  • Como trabalhar com o próprio carma pessoal não só beneficia a si mesmo, mas também co-gera a  equidade e a paz.
  • Como explorar atentamente as divisões atuais como uma porta de entrada para a interconexão.
  • Como uma compreensão profunda da interdependência pode ajudar a desenvolver a equanimidade e a paciência para responder à raiva e ao ódio dos outros de forma compassiva e habilidosa.
  • Como descobrir sua sabedoria inata não dual - a verdadeira fonte de felicidade - e como esta sabedoria pode nos sustentar e nos guiar para uma vida significativa e benéfica.

Investigação Coletiva

Além disso, você vai explorar com outros participantes do retiro questões, como:

  • Por que nos concentramos em nossas diferenças?
  • Como o carma nos ajuda a entender nossa disposição para nos definirmos em oposição aos outros?
  • As divisões de que todos falam hoje em dia são reais?
  • Como percebemos nossa interconectividade?
  • Enquanto seres comuns veem divisões e diferenças, o que os seres realizados vêem?

Você também receberá orientação para compreender e reconhecer o carma como uma experiência pessoal, fundamentada em seus próprios pensamentos, emoções e ações - em relação às ações cármicas dos outros. Você aprenderá mais sobre como esta percepção é o conhecimento necessário para equilibrar seu carma anterior e atual e aumentar a energia positiva - as ações de sabedoria e compaixão - com suas sementes cármicas em crescimento.

Inscreva-se hoje para aprender mais sobre como as ações do carma e a interdependência estão linkadas com a geração da experiência da sabedoria não-dual. Todos os inscritos para o retiro deste ano receberão acesso ao programa de vídeo a pedido Em Busca da Comunidade "Perfeita" - Pense Grande, Vá devagar com Dzogchen Ponlop Rinpoche, até 1 de Fevereiro de 2023. Este programa apresenta gravações dos ensinamentos ao vivo do 27º Retiro Anual do Tesouro do Conhecimento que foi originalmente transmitido no Zoom em Outubro de 2021, e é o acompanhamento perfeito para o retiro deste ano.

Acharya Lama Tenpa Gyaltsen estudou no Instituto Karma Shri Nalanda em Rumtek, junto com Dzogchen Ponlop Rinpoche, sob alguns dos maiores mestres vivos da linhagem Kagyu. Nomeado Chanceler da organização Nalandabodhi por Ponlop Rinpoche, ele leciona regularmente nos centros Nalandabodhi em todo o mundo. Por muitos anos, Acharya Lama Tenpa serviu como professor de Estudos Budistas e de Língua Tibetana no Departamento de Estudos Religiosos da Universidade de Naropa em Boulder, Colorado, e desde 1998, é um dos principais professores do Instituto Nitartha. Ele é conhecido por suas profundas instruções sobre meditação analítica, e também por seu humor e exemplos da vida cotidiana que tornam até mesmo os ensinamentos mais avançados acessíveis aos estudantes interessados.

Temos o prazer de oferecer uma estrutura de preços flexível para o Retiro do Tesouro do Conhecimento deste ano, todos os níveis de preços incluem o programa completo. As gravações dos ensinamentos poderão ser visualizadas até 31 de dezembro de 2022.

Atenção: todas as taxas do programa estão em dólares americanos.

Admissão Regular
$99 USD
Nível de Patrono - obrigado!
$149 USD
Admissão com Desconto
$49 USD
Admissão Regular
$99 USD
Nível de Patrono - obrigado!
$149 USD
Admissão com Desconto
$49 USD

"Interdependência" não significa "dependência" no sentido de que um é forte e outro fraco; ao contrário, somos mutuamente dependentes, contando um com o outro para existir, funcionar e realizar  nosso potencial. Nunca estamos verdadeiramente isolados, sozinhos e sem apoio. Nós, no entanto,  damos suporte aos outros.

 

O dharma deve ser acessível a todos, independentemente dos fundos. Por causa disso, bolsas de estudo estão disponíveis. Clique aqui para se candidatar a uma bolsa de estudos.

English | 中文 | Português | Español